quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dica: A caverna de cristais 1 - O arqueiro e a feiticeira, de Helena Gomes + entrevista

Dica da Carla Ferreira às 13:38
Oiii, como vocês estão hoje? =)

Hoje venho com uma resenha curtinha, pois ela é seguida por uma entrevista com a autora do livro. Espero que vocês gostem. Vou falar de A caverna de cristais 1 - O arqueiro e a feiticeira, de Helena Gomes.
Antes de tudo, gostaria de agradacer a Idea Editora que nos cedeu o livro e a Helena que foi super simpática.

Sinopse: Em um remoto mundo de brumas azuis, a guerra entre dois povos termina com a vitória dos cruéis nergals. Em seu desespero, Loxian, a rainha dos eloras, ordena aos seus três melhores guerreiros o impossível: evitar que os inimigos, liderados por Mudu-za, deizem seu rastro de destruição e morte em civilizações inocentes. A missão, entretanto, fracassa.
Milênios depois, em um reino medieval perdido num planeta chamado Terra, uma jovem Sacerdotisa chega em busca do Herdeiro: o único capaz de deter o terror nergal que agora ameaça a raça humana. 



O livro conta a história de Thomas, um arqueiro que vive aos cuidados de andarilhos desde os seus 7 anos, após a morte de sua mãe ao dar a luz.
Desde pequeno, ele possui visões e sonhos proféticos, sendo assim, tratado como um estranho pelo povo.
No decorrer da história, Thomas é enviado para o Monastério, sendo criado por irmão Michel. Nesse tempo, ele se torna um garoto inteligente e forte, aprendendo sobre Eras do passado e da a Era da Tecnologia (o que eu achei bem interessante.)
Essa é aquele tipo de história onde a vida do protagonista não é nada o que parece, deixando-nos frustrados quando descobrimos coisas envolvendo sua familia.
Muitas outras aventuras surgem com o decorrer da história, como por exemplo, quando ele vive um tempo no castelo da familia Durham. Outros personagens se tornam importantes no decorrer do livro: Hughes De Angelis e seu sobrinho, Vince De Angelis, a feiticeira Hannah, Mark e Erin de Durham.
Falei bem pouco, pois sou meio complicada para falar do tema, pois acabo me embaralhando toda. Mas apesar disso, eu gostei do livro e recomendo para tanto quanto o público jovem, quanto para os adultos.
A única coisa que pode ser cansativa, são alguns pontos da narrativa onde é usado uma forma de escrita mais complexa. Mas fora isso, foi um livro que li rapido, sem problemas.

Caverna de cristais é uma série que será composta por 7 livros ao todo.
Recomendo para quem gosta desse gênero envolvendo magia e castelos medievais. ;)
Em breve promoção de um exemplar aqui. Fiquem atentos. =D

Entrevista com a autora Helena Gomes

Antes de tudo, gostaria de te dizer que adorei o livro e que estou muito feliz em fazer esta entrevista com você.
Oi, Carla
Muito obrigada mesmo!!!
E fico muito feliz que você tenha gostado do livro. O Arqueiro e a Feiticeira foi meu primeiro livro e é muito importante para mim.

1. O que te inspirou a criar esse mundo de magia? Foi algum sonho, ou você é grande fã do gênero mesmo?
Na verdade, não criei exatamente um mundo original (rsrs). Escrevi uma aventura cheia de referências tiradas de várias coisas de que gosto, como filmes, seriados, desenhos animados e HQs. Porque a ideia era brincar mesmo, me divertir enquanto escrevia e também divertir o leitor que identifica essas referências. Claro que a história tem ação, romance, humor, reviravoltas e inúmeros elementos que pertencem unicamente a este universo, mas o ponto de partida foi mesmo brincar com as referências da cultura nerd.
A primeira ideia para escrever O Arqueiro e a Feiticeira veio depois que assisti ao filme O Feitiço de Áquila no cinema (sim, faz tempo... rsrs). Lembro que voltei para casa ansiosa para criar uma história que tivesse um vilão tão legal quanto o bispo do filme.

2. Os perfis de seus personagens são inspirados em pessoas conhecidas, como amigos ou parentes, ou foi surgindo em sua mente?
É uma mistura de tudo. Minha observação das pessoas com que convivo ou vejo na rua, por exemplo, sempre me ajuda na construção dos personagens. Mas também curto criar personagens a partir de outros já existentes. Olha só: a escritora Rosana Rios e eu somos fãs do arqueólogo Daniel Jackson, do universo Stargate. E foi nele que nos inspiramos quando escrevemos o Hector, nosso personagem lobisomem de Sangue de Lobo, livro que a DCL vai lançar em breve.

3. Qual seu personagem preferido em O Arqueiro e A Feiticeira e por quê?
Vince De Angelis, sempre. Hum, não sei dizer o motivo. rsrs

4. Qual seu livro e autor preferido? Como o nosso blog se chama ‘Dica de Amigas,’ nos dê uma dica de livro que você acha que ninguém deveria deixar de ler.
Não tenho um autor preferido. Gosto de vários. Um dos últimos livros que devorei foi O Labirinto da Morte, de Ariana Franklin. Tem tudo o que gosto: um narrador irônico, uma boa trama, ambientação medieval e personagens marcantes.

5. Você escreveu quantos livros ao todo (entre publicados ou não) e qual é sua história preferida dentre eles?
São 14 publicados (o mais recente é a adaptação de Tristão e Isolda, da Berlendis, que está saindo da gráfica) e quase sete ainda inéditos. Puxa, não dá para escolher um preferido. É como filho, sabe.

6. Você está envolvida em algum projeto no momento?
Sim. Estou finalizando um juvenil, encomenda da Escrita Fina Edições, que escrevi com a autora Kathia Brienza. Depois, há mais uma encomenda para a mesma editora, a revisão do quarto livro da saga A Caverna de Cristais, para a Idea Editora, o segundo volume de Kimaera, para a Jambô, e um projeto que vou escrever com a Rosana Rios (minha parceira de outros dois livros, Sangue de Lobo, da DCL, e Conexão Magia, que será publicado pela Rocco). E, se tudo der certo, espero fazer outro livro para a Rocco até o final do ano. Para 2011, a DCL já pediu a continuação de Sangue de Lobo.

7. Não sei se você já soube, mas muitos blogs estão reunidos com um projeto chamado Desafio Nacional, onde divulgam livros de autores brasileiros que merecem ganhar espaço por aqui, já que há um grande preconceito. O que você acha da iniciativa?

A iniciativa é excelente. E já está começando a movimentar os leitores, os autores e também as editoras.

8. Qual a dica que você daria para as pessoas que tem o sonho de se tornarem escritores nos dias de hoje?
Antes de mais nada, acreditem em vocês mesmos. Sem esta força, ninguém sai do lugar. E estudem muito, analisem o trabalho de outros autores, façam bons cursos de criação literária, acompanhem as notícias do mercado editorial e, principalmente, escrevam com dedicação.

9. Você tem algum ritual quando escreve?
Não, não tenho. Escrevo em qualquer lugar, basta ter a ideia.

10. Descreva seu livro em uma frase.
Ahn, difícil... Vou usar a frase que escolhi para o antigo marcador de páginas que fiz para a primeira edição do livro, ok?
“Um arqueiro, uma profecia, uma perigosa jornada”

11. Qual foi o comentário mais interessante ou curioso que recebeu sobre a sua obra?
São muitos e todos especiais. Sempre me emociono quando leio.
O primeiro que recebi como escritora foi em 2003, um e-mail de um leitor que assinava como Dmitri, seu personagem no RPG. Para agradecer pela alegria que ele me proporcionou ao ler seus elogios sobre O Arqueiro e a Feiticeira, batizei de Dmitri um personagem importante no meu livro Kimaera.

Helena, muito obrigada pela entrevista e te desejo um grande sucesso com seus livros e que você ainda nos traga muito mais histórias para nos encantarmos.
Quem agradece sou eu, Carla. Muito obrigada pela oportunidade de falar sobre o meu trabalho.

4 comentários:

Lu on 10 de junho de 2010 às 14:17 disse...

Adorei a entrevista.
Quero ler o livro, adoro esse estilo e tenho certeza de que vou gostar.
beijos. ^^

αηδréϊα ஐ βϊττeηcourτ on 11 de junho de 2010 às 19:26 disse...

Gostei da resenha... vou ficar de olho por aqui...

Mariana Dal Chico on 11 de junho de 2010 às 19:48 disse...

Série + Magia + Medieval = coisa boa!
Adorei a resenha!
Bjs

Bianca Briones on 11 de junho de 2010 às 23:30 disse...

Puxa vida! A Helena é demais, né?
Já disse a ela que é a escritora nacional que melhor escreve o estilo que eu amo!

Adorei a resenha e a entrevista.

Beijo

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão... qualquer coisa que queira nos dizer. Seu comentário é muito importante para nós. ;)

Related Posts with Thumbnails
 

Dica de Amigas Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare