quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dica de livro: Cotoco - Jon van de Ruit

Dica da Carla Ferreira às 17:13
Oi gente!
Hoje vou falar de um livro um pouco diferente do que vocês estão acostumados a ler: Cotoco, do autor John van de Ruit, lançado pela nossa parceira Intrínseca.

Sinopse: África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato. Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.


Esse é o tipico livro: 'Não se deixe enganar pela capa e pelo título!'
Imagine um garoto de 13 anos contando inocentemente e perversamente coisas que acontecem no dia a dia, desde os proibidos mergulhos noturnos à segredos com uma certa professora... e outras coisinhas que não irei contar!
Aí você me pergunta: Porque o livro se chama Cotoco?
Bem, quando chega ao internato, cada aluno tem o costume de receber um apelido... então para não dizer nada de contrangedor, digamos que ele ainda não entrou na puberdade. ;P HAHAHAHA
Cotoco e seus amigos são conhecidos como os 'Oito doidos': Cotoco, Rambo, Cachorro Doido, Simon, Rain Main, Largatixa, Barril e Esponja e eu ria muito enquanto Cotoco contava quando uma amigo sumia ou algo assim.
Tirando os amigos, sua família não podia ser diferente. Seu pai é um pirado que começa a fazer coisas meio malucas quando Nelson Mandela é libertado, sua mãe é totalmente extravagante, sua empregada vende bebida no quintal e sua avó... er, ela acha que todo mundo quer roubá-la. o.O
E se você falar que não quer ler o livro porque ele não tem romance por ser um diário de um garoto de 13 anos, então se anime, pois nosso querido protagonista tem 3 garotas em seu pé por falta de uma.

O livro é engraçado e te faz rir com a forma 'inocente' da narração. É muito interessante ver como funciona a vida de Cotoco no internato, desde os apelidos malucos, as escapadas e de como os garotos mais velhos tratam os calouros.
Eu recomendo o livro se você quer fugir de romances adolescentes. ;)

E você, o que achou? Comente! =D

3 comentários:

Carolina M. Moraes on 13 de agosto de 2010 às 13:30 disse...

Ahh.. queo muitoo ler esse livro!! XD
Realmente.. a mente de uma garoto de 13 anos pode ser muito engraçada!! XD
E ainda tem toda uma coisa sobre a libertação de Nelson Mandela!! Vou falar isso pra minha mãe.. qnd ela olhar pra capa do livro e me perguntar q tipo de informação eu absorvo de livros como esse.. ahahaha

=**

Luiz Duarte on 26 de maio de 2011 às 23:09 disse...

Eu comprei o livro n segunda-feira, e hoje quinta já estou totalmente prendido ao livro. Cotoco é todo cativante. Estou nas ultimas paginas e isso me deixa triste. Alguem sabe quando vão publicar a segunda edição???

http://cincoarnaldo.blogspot.com/

Lica on 19 de março de 2012 às 08:15 disse...

É uma pena que acabou! esse livro é muito, muito bom, retrata de maneira divertida e bem humorada a vida de um menino sem ser piegas, sem dó, é um livri divertidissimo!
Lica

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão... qualquer coisa que queira nos dizer. Seu comentário é muito importante para nós. ;)

Related Posts with Thumbnails
 

Dica de Amigas Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare