segunda-feira, 18 de julho de 2011

Book Tour: Onde Habitam os Dragões - James A. Owen

Dica da Juliana Dias às 20:13
Título: Onde Habitam os Dragões (As Crônicas do Imaginarium Geographica #1)
Autor: James A. Owen
Editora: Underworld
Páginas: 308
Publicação: 2011
Sinopse: Um assassinato incomum reúne três estranhos, John, Jack e Charles, em uma noite londrina de chuva durante a Primeira Guerra Mundial. Repentinamente, um homenzinho chamado Bert aparece do nada na cena do crime e diz que agora eles são os guardiões do Imaginarium Geographica - um atlas de todas as terras que já existiram em mito e fábula, lenda e contos de fada. Perseguidos por estranhas criaturas, este inusitado trio foge de Londres a bordo do Dragão Índigo, atravessando a fronteira dos Mundos e indo parar no mágico Arquipélago dos Sonhos. Traições, aventura, magia e sonhos irão levar o leitor em uma jornada de mitos, fantasia e mistérios, numa história onde jovens se transformam em grandes homens, sem nunca perder a capacidade de transpor o impossível.
Primeiramente, gostaria de falar que esse é o primeiro livro da Editora Underworld que pego nas mãos (já que nunca achei nenhum nas livrarias aqui de Curitiba) e, assim, pude observar todo o cuidado e carinho com que eles fizeram o livro, algo que é sempre muito ressaltado pela editora no twitter e no blog. A capa, que já é lindíssima, fica mais ainda com os efeitos de verniz nos contornos do desenho do dragão, dando um senso de profundidade. Outra surpresa foi notar que o livro é cheio de ilustrações, feitas pelo próprio autor, contendo uma no começo de cada capítulo. Uma ressalva, porém: notei diversas marcações de parágrafo erradas, o que às vezes podia tornar a leitura um pouco confusa, mas não é nada que não possa ser corrigido ao se fazer uma revisão mais atenta na segunda impressão do livro.


Quanto a história, eu levei cerca de 30 páginas para finalmente começar a entender o que estava acontecendo e quem era cada personagem. Então, se sentirem um pouco de dificuldade nas primeiras páginas, persistam.
Onde Habitam os Dragões começa com os três personagens principais (John, Jack e Charles) sendo interrogados por um policial, uma vez que o professor que os três iriam visitar aparece morto. Mais tarde, quando os três são liberados, eles dirigem-se a um clube privado, localizado em 221B Baker Street (uma das inúmeras alusões literárias que aparece no livro – e como estou fazendo meu TCC justamente sobre alusões literárias, foi uma das coisas que achei mais interessante no livro todo). Algum tempo depois, ainda no clube, recebem a visita de um homem chamado Bert, que explica-lhes que os três agora são os guardiões de um livro chamado Imaginarium Geographica, um atlas de geografias imaginárias, contendo todas as terras já criadas em mitos, lendas, fábulas e contos de fada.
John, tendo sido treinado pessoalmente pelo professor morto, é escolhido como o guardião principia do livro. É sua missão, com a ajuda de Jack, Charles, Bert, Aven (a filha de Bert e capitã do Dragão Índigo, um navio que possibilita a travessia do nosso mundo para o Arquipélago dos Sonhos) e muitos outros personagens que encontrarão no caminho, derrotar o Rei do Inverno, um homem que deseja tomar o trono real para si agora que o antigo rei morreu e, para ter certeza de que isso se concretizará, vem eliminando todos os possíveis herdeiros e “apagando” as terras do arquipélago pelo caminho.
No decorrer da história, vamos passeando por diversas ilhas e conhecendo mais da história e a origem do arquipélago e de seus habitantes (que incluem herdeiros do rei Artur, dragões, homens sem sombra e até texugos), assim como sobre o que o Rei do Inverno realmente quer e o que já fez/está disposto a fazer para conseguir seu objetivo.
Meu problema com o livro foram os personagens. Eu não senti uma conexão com nenhum dos três principais (na verdade, com nenhum personagem, ponto). E não me pareceu ser uma questão pessoal; as personalidades não foram muito bem elaboradas pelo autor, tornando-os os personagens desinteressantes e impossibilitando os leitores de se envolverem completamente na história. John, por exemplo, em tese o personagem principal e o responsável por proteger o Imaginarium Geographica, prova não só ser errado para o cargo que lhe foi designado, como também não demonstra nem um pouco de liderança ou iniciativa para exercer o seu cargo ou tentar ajudar seus amigos. Jack, dos três, é o melhor desenvolvido, e conforme a história progride, você consegue perceber o porque, há um propósito para que Jack tenha um temperamento mais sarcástico, atiradinho e até sombrio, às vezes. Charles foi o meu favorito, pelas interações com o texugo, principalmente. Mas também nele não há nada demais, nada que, algumas semanas depois de ter lido o livro (enquanto digito essa resenha), faça com que ele, seus feitos ou suas características me saltem à memória.
Como se trata de uma série, espero que essa questão dos personagens seja melhor trabalhada nos livros seguintes. A ideia por trás da história é muito boa e tem um grande potencial para crescer, mas falta atenção à coisas básicas como a personalidade dos personagens, o que fez com que eu me decepcionasse um pouco com o livro.

Nota:


Participantes do Book Tour de Onde Habitam os Dragões:
Dica de Amigas
Cinco das Artes
Thay Priscilla
Maya Moura
Literatura de Cabeça
San Diegirls
Power of the Word
Up! Brasil
Livros, Bobagens e Guloseimas
Bookaholic
Pink Sheep Land
Sentimento nos Livros



Amor, Mistério e Sangue
Lembra Daquela História?
The Vollzin Post



Guardiã da Meia Noite
Gêmeas Things

15 comentários:

Carla Ferreira on 18 de julho de 2011 às 22:38 disse...

Ta, eu nao sei, mas o nome desse livro nunca me chamou a atenção ._.
sei la, pela resenha, ainda nao me decidi se leio ou não HAUHAUHAUHUHA quem sabe um dia o/

beeijos boss HAHAHAHA (faz tempo que não digo isso)

Unknown on 18 de julho de 2011 às 23:50 disse...

Oi, Ju!

Bom, eu estou muito ansioso para ler esse livro, com todo o plot de fantasia e tal... Creio que nesse sentido seja bom. Mas, confesso, sua resenha me desanimou =/ Agora nem sei mais se leio ou não. Talvez quando surgir uma oportunidade agora, mas não comprar.

Beijão, Ju! o/

Mateus Bandeira
"Our Vices!"

Anônimo disse...

Um livro sem conexão com personagens? Não o conhecia ainda, mas sempre que ouço alguém falar algo que não seja "ah, esse livro é perfeito" me anima mais ainda para lê-lo.
Veremos, afinal não é meu tipo preferido de leitura.

Anônimo disse...

Pra falar a verdade, acho que não quero ler esse livro porque ele não faz o meu estilo de leitura.
Achei muito boa sua resenha, ressaltou ótimos pontos e tal, mas ainda tenho um pé atrás.
Beijos

Joelma Alves on 11 de outubro de 2011 às 17:06 disse...

Olá!
Ótima resenha! É chato se decepcionar com livros, mas às vezes acontece...
Dá uma passadinha no meu blog?! =D

http://cliqueneurotico.blogspot.com

Renata on 19 de abril de 2012 às 10:25 disse...

Oie..esse gênero não me agrada mto. E quero mto participar de book tour e nunca consigo..sempre atrasada haha...
Adorei o blog!! bjs

http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

Tatha on 1 de maio de 2012 às 13:40 disse...

Olá, vi o blog no skoob e vim comentar.
Gostei muito da descrição que você fez da capa. Não sou muito de comprar livros pela capa, mas eu imaginaria a história olhando para essa capa, que é divina.
Acho que, com relação aos personagens, você deve se conectar com eles durante a série (espero), mas a história parece ser bem legal.
O estranho é que, nunca vi esse livro nas livrarias (nem online), mas vou dar uma fuçada por aqui.

Testahy on 1 de maio de 2012 às 22:08 disse...

Olá, muito interessante saber que existem blog que comentam de modo tão peculiar os livros lançados. Fico com receio de que o computador e os tablets enfraqueçam a produção de livros impressos, e isto até está me fazendo ler mais e comprar os que acho interessantes.

Estou te seguindo tb.

Beijos e fique com Deus

Celle Espindola on 15 de julho de 2012 às 22:19 disse...

Eu sempre curiosidade sobre esse livro, mas não tenho exatamente muita vontade de lê-lo, dá para entender? É que eu sou apaixonada por livros de fantasia, dragões, reis e esse tipo de coisa, mas sempre tive a impressão de que esse livro fosse meio fraquinho, sabe.
Adorei a resenha, espero que os personagens se desenvolvam mais nos próximos livros!

Beijos,
Celle
Três Lápis

Anônimo disse...

Olá, Juliana. Primeiro comentário meu aqui no seu blog e já amei a resenha tao bem escrita.
Já tava me animando com o livro até vc falar da falta de personalidade dos personagens, inclusive do protagonista, o q eu acho essencial num livro.
Continue assim, com ótimas resenhas. Seguindo aqui :)
Bjss

Giovana Gomes Sampaio on 8 de janeiro de 2013 às 14:45 disse...

Estou curiosa para ler antes de tirar uma conclusão, ótima resenha. Seguindo o blog, meu blog é novo... Se você puder seguir e votar para qual livro você quer a resenha + download em pdf eu serei eternamente grata hahaha http://ggsampaio.blogspot.com.br/ obrigado :D

Unknown on 7 de junho de 2013 às 16:10 disse...

Oiee Seguindo seu blog super fofo
encontrei-o no skoob, espero retribuição
bjinhosss!
sonholiterario.blogspot.com

Juliana Lira on 1 de agosto de 2013 às 08:10 disse...

Olá, estou seguindo aqui, viu? Muito sucesso!
QUanto a resenha que pena que os personagens não foram tão bem desenvolvidos. Mas as vezes acontece isso no primeiro e nos outros melhoram bastante.
Quem sabe?
Bjuuuu

www.reticenciando.com

Unknown on 3 de janeiro de 2014 às 12:35 disse...

Não conhecia o livro, e tenho que concordar. A capa é linda.!
Assim como vc nunca peguei um livro dessa editora pois nunca encontrei aqui na minha cidade, mais vou procurar o livro nas lojas virtuais, pois a estória me fascinou :]

http://soubibliofila.blogspot.com.br/

Unknown on 20 de setembro de 2014 às 17:16 disse...

Oi! Quer ler histórias inéditas?
Acesse http://eucontoestoria.blogspot.com.br/ Obrigado ;)
Todo autor precisa se divulgar...
Histórias sem leitores, não geram sonhos.

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestão... qualquer coisa que queira nos dizer. Seu comentário é muito importante para nós. ;)

Related Posts with Thumbnails
 

Dica de Amigas Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare