Título: Onde Habitam os Dragões (As Crônicas do Imaginarium Geographica #1)
Autor: James A. OwenEditora: UnderworldPáginas: 308Publicação: 2011Sinopse: Um assassinato incomum reúne três estranhos, John, Jack e Charles, em uma noite londrina de chuva durante a Primeira Guerra Mundial. Repentinamente, um homenzinho chamado Bert aparece do nada na cena do crime e diz que agora eles são os guardiões do Imaginarium Geographica - um atlas de todas as terras que já existiram em mito e fábula, lenda e contos de fada. Perseguidos por estranhas criaturas, este inusitado trio foge de Londres a bordo do Dragão Índigo, atravessando a fronteira dos Mundos e indo parar no mágico Arquipélago dos Sonhos. Traições, aventura, magia e sonhos irão levar o leitor em uma jornada de mitos, fantasia e mistérios, numa história onde jovens se transformam em grandes homens, sem nunca perder a capacidade de transpor o impossível.
Primeiramente, gostaria de falar que esse é o primeiro livro da Editora Underworld que pego nas mãos (já que nunca achei nenhum nas livrarias aqui de Curitiba) e, assim, pude observar todo o cuidado e carinho com que eles fizeram o livro, algo que é sempre muito ressaltado pela editora no twitter e no blog. A capa, que já é lindíssima, fica mais ainda com os efeitos de verniz nos contornos do desenho do dragão, dando um senso de profundidade. Outra surpresa foi notar que o livro é cheio de ilustrações, feitas pelo próprio autor, contendo uma no começo de cada capítulo. Uma ressalva, porém: notei diversas marcações de parágrafo erradas, o que às vezes podia tornar a leitura um pouco confusa, mas não é nada que não possa ser corrigido ao se fazer uma revisão mais atenta na segunda impressão do livro.
Quanto a história, eu levei cerca de 30 páginas para finalmente começar a entender o que estava acontecendo e quem era cada personagem. Então, se sentirem um pouco de dificuldade nas primeiras páginas, persistam.
Onde Habitam os Dragões começa com os três personagens principais (John, Jack e Charles) sendo interrogados por um policial, uma vez que o professor que os três iriam visitar aparece morto. Mais tarde, quando os três são liberados, eles dirigem-se a um clube privado, localizado em 221B Baker Street (uma das inúmeras alusões literárias que aparece no livro – e como estou fazendo meu TCC justamente sobre alusões literárias, foi uma das coisas que achei mais interessante no livro todo). Algum tempo depois, ainda no clube, recebem a visita de um homem chamado Bert, que explica-lhes que os três agora são os guardiões de um livro chamado Imaginarium Geographica, um atlas de geografias imaginárias, contendo todas as terras já criadas em mitos, lendas, fábulas e contos de fada.
John, tendo sido treinado pessoalmente pelo professor morto, é escolhido como o guardião principia do livro. É sua missão, com a ajuda de Jack, Charles, Bert, Aven (a filha de Bert e capitã do Dragão Índigo, um navio que possibilita a travessia do nosso mundo para o Arquipélago dos Sonhos) e muitos outros personagens que encontrarão no caminho, derrotar o Rei do Inverno, um homem que deseja tomar o trono real para si agora que o antigo rei morreu e, para ter certeza de que isso se concretizará, vem eliminando todos os possíveis herdeiros e “apagando” as terras do arquipélago pelo caminho.
No decorrer da história, vamos passeando por diversas ilhas e conhecendo mais da história e a origem do arquipélago e de seus habitantes (que incluem herdeiros do rei Artur, dragões, homens sem sombra e até texugos), assim como sobre o que o Rei do Inverno realmente quer e o que já fez/está disposto a fazer para conseguir seu objetivo.
Meu problema com o livro foram os personagens. Eu não senti uma conexão com nenhum dos três principais (na verdade, com nenhum personagem, ponto). E não me pareceu ser uma questão pessoal; as personalidades não foram muito bem elaboradas pelo autor, tornando-os os personagens desinteressantes e impossibilitando os leitores de se envolverem completamente na história. John, por exemplo, em tese o personagem principal e o responsável por proteger o Imaginarium Geographica, prova não só ser errado para o cargo que lhe foi designado, como também não demonstra nem um pouco de liderança ou iniciativa para exercer o seu cargo ou tentar ajudar seus amigos. Jack, dos três, é o melhor desenvolvido, e conforme a história progride, você consegue perceber o porque, há um propósito para que Jack tenha um temperamento mais sarcástico, atiradinho e até sombrio, às vezes. Charles foi o meu favorito, pelas interações com o texugo, principalmente. Mas também nele não há nada demais, nada que, algumas semanas depois de ter lido o livro (enquanto digito essa resenha), faça com que ele, seus feitos ou suas características me saltem à memória.
Como se trata de uma série, espero que essa questão dos personagens seja melhor trabalhada nos livros seguintes. A ideia por trás da história é muito boa e tem um grande potencial para crescer, mas falta atenção à coisas básicas como a personalidade dos personagens, o que fez com que eu me decepcionasse um pouco com o livro.
Participantes do Book Tour de Onde Habitam os Dragões:
Dica de Amigas
Cinco das Artes
Thay Priscilla
Maya Moura
Literatura de Cabeça
San Diegirls
Power of the Word
Up! Brasil
Livros, Bobagens e Guloseimas
Bookaholic
Pink Sheep Land
Sentimento nos Livros
Amor, Mistério e Sangue
Lembra Daquela História?
The Vollzin Post
Guardiã da Meia Noite
Gêmeas Things
15 comentários:
Ta, eu nao sei, mas o nome desse livro nunca me chamou a atenção ._.
sei la, pela resenha, ainda nao me decidi se leio ou não HAUHAUHAUHUHA quem sabe um dia o/
beeijos boss HAHAHAHA (faz tempo que não digo isso)
Oi, Ju!
Bom, eu estou muito ansioso para ler esse livro, com todo o plot de fantasia e tal... Creio que nesse sentido seja bom. Mas, confesso, sua resenha me desanimou =/ Agora nem sei mais se leio ou não. Talvez quando surgir uma oportunidade agora, mas não comprar.
Beijão, Ju! o/
Mateus Bandeira
"Our Vices!"
Um livro sem conexão com personagens? Não o conhecia ainda, mas sempre que ouço alguém falar algo que não seja "ah, esse livro é perfeito" me anima mais ainda para lê-lo.
Veremos, afinal não é meu tipo preferido de leitura.
Pra falar a verdade, acho que não quero ler esse livro porque ele não faz o meu estilo de leitura.
Achei muito boa sua resenha, ressaltou ótimos pontos e tal, mas ainda tenho um pé atrás.
Beijos
Olá!
Ótima resenha! É chato se decepcionar com livros, mas às vezes acontece...
Dá uma passadinha no meu blog?! =D
http://cliqueneurotico.blogspot.com
Oie..esse gênero não me agrada mto. E quero mto participar de book tour e nunca consigo..sempre atrasada haha...
Adorei o blog!! bjs
http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/
Olá, vi o blog no skoob e vim comentar.
Gostei muito da descrição que você fez da capa. Não sou muito de comprar livros pela capa, mas eu imaginaria a história olhando para essa capa, que é divina.
Acho que, com relação aos personagens, você deve se conectar com eles durante a série (espero), mas a história parece ser bem legal.
O estranho é que, nunca vi esse livro nas livrarias (nem online), mas vou dar uma fuçada por aqui.
Olá, muito interessante saber que existem blog que comentam de modo tão peculiar os livros lançados. Fico com receio de que o computador e os tablets enfraqueçam a produção de livros impressos, e isto até está me fazendo ler mais e comprar os que acho interessantes.
Estou te seguindo tb.
Beijos e fique com Deus
Eu sempre curiosidade sobre esse livro, mas não tenho exatamente muita vontade de lê-lo, dá para entender? É que eu sou apaixonada por livros de fantasia, dragões, reis e esse tipo de coisa, mas sempre tive a impressão de que esse livro fosse meio fraquinho, sabe.
Adorei a resenha, espero que os personagens se desenvolvam mais nos próximos livros!
Beijos,
Celle
Três Lápis
Olá, Juliana. Primeiro comentário meu aqui no seu blog e já amei a resenha tao bem escrita.
Já tava me animando com o livro até vc falar da falta de personalidade dos personagens, inclusive do protagonista, o q eu acho essencial num livro.
Continue assim, com ótimas resenhas. Seguindo aqui :)
Bjss
Estou curiosa para ler antes de tirar uma conclusão, ótima resenha. Seguindo o blog, meu blog é novo... Se você puder seguir e votar para qual livro você quer a resenha + download em pdf eu serei eternamente grata hahaha http://ggsampaio.blogspot.com.br/ obrigado :D
Oiee Seguindo seu blog super fofo
encontrei-o no skoob, espero retribuição
bjinhosss!
sonholiterario.blogspot.com
Olá, estou seguindo aqui, viu? Muito sucesso!
QUanto a resenha que pena que os personagens não foram tão bem desenvolvidos. Mas as vezes acontece isso no primeiro e nos outros melhoram bastante.
Quem sabe?
Bjuuuu
www.reticenciando.com
Não conhecia o livro, e tenho que concordar. A capa é linda.!
Assim como vc nunca peguei um livro dessa editora pois nunca encontrei aqui na minha cidade, mais vou procurar o livro nas lojas virtuais, pois a estória me fascinou :]
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Oi! Quer ler histórias inéditas?
Acesse http://eucontoestoria.blogspot.com.br/ Obrigado ;)
Todo autor precisa se divulgar...
Histórias sem leitores, não geram sonhos.
Postar um comentário
Deixe seu comentário, sugestão... qualquer coisa que queira nos dizer. Seu comentário é muito importante para nós. ;)